segunda-feira, 12 de julho de 2010

Fruteira com cabides

Como se sabe, o olho também come, o que se aplica igualmente à fruta. Aproveite portanto para acondicionar a sua reserva de vitaminas de forma bem invulgar. A nossa fruteira de design é o palco em que as bananas, as laranjas e as peras podem brilhar como estrelas.

Precisa de: Serra vertical,
Lixadeira, Berbequim, Sistemas de atomização, cabides de madeira (um para ser usado como matriz ou oito unidades), torno de bancada, grampos, broca para madeira de 10 mm com ponta centradora, dois pequenos grampos, folha de lixa, grãos 240, 220, 180 e 150, lápis macio, caneta de feltro, régua, película de protecção ou jornais usados, barrotes de apoio 1200 x 30 x 40 mm ou cavaletes, máscara, óculos de proteção, luvas e placa de MDF, 8 mm.

Como se sabe, o olho também come, o que se aplica igualmente à fruta. Aproveite portanto para acondicionar a sua reserva de vitaminas de forma bem invulgar. A nossa fruteira de design é o palco em que as bananas, as laranjas e as peras podem brilhar como estrelas.
Pode comprar os oito cabides já prontos ou prepará-los você mesmo.
As seguintes instruções de montagem foram redigidas para um aglomerado de fibras de densidade média (MDF) com uma espessura de 8 mm. Se utilizar outros materiais ou espessuras, basta adaptar a lista de peças em conformidade.
Para obter os arcos da fruteira basta comprar oito cabides de madeira e desenroscar os ganchos.
Se trabalhar com uma peça em bruto não se esqueça de que nós lhe atribuímos dimensões generosas, o que garante a sua fixação segura ao cortar os arcos. Disponha os arcos ao centro e não de forma demasiado estreita, uma vez que se perdem sempre alguns milímetros de material com os cortes de serra.
O que torna a nossa fruteira tão especial é a união aparafusada dos arcos por meio de hastes roscadas e distanciadores: os arcos são posicionados como as pérolas num colar, mantidos à distância certa por peças de um tubo de alumínio e fixados por quatro porcas nas extremidades das barras.
Os arcos: transpor a forma de cabide para o MDF
1 - Os arcos: transpor a forma de cabide para o MDF
Se não conseguir encontrar oito cabides: irá precisar pelo menos de um exemplar como matriz, a fim de transpor a sua forma oito vezes para o MDF em bruto de 8 mm de modo a que os contornos fiquem dispostos entre si de forma exacta. Em caso de necessidade, poderá recorrer às dimensões indicadas no desenho.
2- Marcar e abrir os furos
Marque com o lápis e a régua, em cada um dos arcos, as posições dos dois furos (ver desenho) que as hastes roscadas irão atravessar mais tarde. Ao abrir furos com o berbequim e a broca para madeira de 10 mm, deverá colocar adicionalmente uma placa residual por baixo, na qual possa furar.
3 Serrar os arcos
Para o efeito convém usar uma serra vertical com lâmina de serra para cortes curvos. Não se esqueça de manter a placa sempre fixada à mesa de trabalho por meio de grampos. Mude a fixação da placa, assim que a zona de corte ficar demasiado distante do ponto de fixação. Caso contrário, o efeito de alavanca torna-se excessivo, comprometendo a precisão de corte.
4 Lixamento / tratamento da superfície
Primeiro, elimine as arestas dos arcos MDF com uma folha de lixa de grão 150, num ângulo de 45°, de modo a criar um pequeno chanfro. Lixe as superfícies visíveis com a lixadeira e a folha de lixa de grão 240.
Antes de aplicar o primário, leia atentamente os conselhos de processamento e de segurança do fabricante. Deverá cobrir a sua superfície de trabalho cuidadosamente com um filme plástico ou um jornal usado. Trabalhe com máscara, óculos de protecção e luvas.
Aplique tapa-poros com o rolo ou uma pistola pulverizadora. Deixe-o secar bem em seguida. Use a pistola pulverizadora em cruz para garantir uma aplicação uniforme. Para as peças leves não voarem com o fluxo de ar da pistola pulverizadora, convém fixá-las com pedaços pequenos de fita adesiva de dupla face.
Dicas relativas ao MDF:
As superfícies de MDF são muito absorventes. Deve ser-lhes aplicado um verniz primário. Daí que deverá prestar especial atenção – ou seja, aplicar mais camadas – às arestas. Poderá evitar a utilização incómoda do tapa-poros (que permite bloquear as áreas absorventes com um verniz viscoso capaz de preencher as superfícies irregulares, os riscos e os poros das placas), se empregar um MDF com papel melamínico. Este papel garante a aplicação de uma demão perfeita sem ser necessário utilizar tapa-poros – pelo menos nas superfícies. Efectue um lixamento fino das superfícies e rebordos onde já foi aplicado o primário; aumente o grão da folha de lixa de 180 para 220 e, por fim, para 240.
5 Cortar os distanciadores no comprimento certo
Marque com um lápis 14 secções com 20 mm de comprimento cada no tubo de alumínio. Prenda o tubo no torno de bancada e corte, com precisão, as secções no comprimento certo em ângulo recto. Trabalhe com a máxima exactidão tanto ao marcar como ao cortar no comprimento certo!
6 Cortar a haste roscada no comprimento certo
Para depois não haver saliências inestéticas nas extremidades das hastes roscadas nem as barras ficarem demasiado curtas para as porcas poderem ser enroscadas, disponibilizamos peças em bruto com 235 mm de comprimento, o que é mais do que o suficiente.
Você mesmo poderá apurar o comprimento exacto durante a construção: enrosque duas das porcas nas extremidades das peças em bruto. Vá encaixando alternadamente um arco e um distanciador. Enrosque atrás do último arco as duas porcas restantes. Marque directamente atrás o comprimento correcto das hastes roscadas, utilizando uma caneta de feltro com ponta fina. Agora pode voltar a desagregar tudo e encurtar as barras no torno de bancada.
Dica relativa à remoção da rebarba:
Aquando do corte com a serra para metal forma-se uma pequena quantidade de rebarba que não só pode causar ferimentos ligeiros como também dificulta o atarraxamento da porca. Por isso, antes de efectuar os cortes no comprimento certo aparafuse uma porca parta além da zona de corte assinalada. Após efectuados os cortes no comprimento certo volte a desenroscar a porca. Desta forma a rebarba é removida na perfeição.
7 Envernizar os arcos da fruteira
Existem vernizes para todos os gostos e carteiras. Decisiva para a selecção é a processabilidade, o seu equipamento técnico doméstico e os requisitos em termos de qualidade e de durabilidade da superfície. Aconselhe-se junto do comércio especializado e experimente envernizar uma peça de teste. Um exemplo de grande qualidade é o verniz poliuretano, um verniz colorido de dois componentes e que é aplicado com uma pistola pulverizadora. Para tal, misture o verniz colorido e o endurecedor de acordo com as indicações do fabricante e verta a mistura para dentro da pistola de pintar.
Ajuste o bico testando o jacto pulverizador numa placa de teste e a quantidade de tinta na roda recartilhada. Consoante o sentido de pulverização, ajuste o jacto pulverizador na horizontal ou vertical no caso de superfícies e para o formato cónico em caso de arestas.
Pulverize o verniz em demãos paralelas e uniformes que se deverão sobrepor numa área de aprox. quatro centímetros. Ponha as peças de parte com cuidado até as superfícies secarem por completo.
Conforme a área disponível, disponha os arcos na mesa de trabalho individualmente ou em conjunto sobre duas peças de madeira esquadriada paralelas. Assim as peças moldadas ficam com uma superfície de apoio reduzida, o que é vantajoso para envernizar as arestas e facilita a remoção após o envernizamento. No entanto, há também neste caso o risco de as peças leves voarem sob a pressão da pistola pulverizadora. Por isso, deverá fixá-las com pedaços pequenos de fita adesiva de dupla face nas peças de madeira esquadriada. Deixe secar a superfície por inteiro antes de virar as peças para envernizar a parte de trás e as arestas.
8 Agregar a fruteira
Só depois de tudo estar completamente seco é que deverá montar os arcos da fruteira com os distanciadores nas hastes roscadas.
9 Fixação
Fixe a estrutura com as porcas.
Fruteira pronta.
Gente é claro que esse passo-a-passo é cheio de ferramenta, pois é do site da Bosh.
Mas acho que com algumas ferramentas conseguimos faze-lo.
Vou aproveitar que meu namorado é montador das Casas Bahia,
e vou pegar umas ferramentas emprestadas... rsrsrs
Passo-a-passo é do site: http://www.bosch-do-it.com.pt

Nenhum comentário: