terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Tapete de Sisal Florido

Anos atrás, uma onda de tapetes de sisal invadiu casas de todo o Brasil. No início, eram peças caras, com detalhes nos barrados ou pinturas especiais. Hoje, mais baratas (cerca de 30 reais o m² do modelo com trama do tipo buclê), são encontradas sem enfeites nas grandes lojas de materiais de construção. Quem não gosta do sisal puro e simples pode seguir o passo-a-passo de Neusa Veronese e deixar mais alegre o tapete. Especialista em pinturas com moldes, a artista criou uma série de estênceis para ajudar na tarefa à venda em seu ateliê (tel. 11/3871-3740). Diferentes modelos de moldes vazados também são encontrados em armarinhos.
Materiais usados: tapete de sisal, tintas para tecido (branca, amarela e verde), estêncil com o motivo escolhido, duas broxas pequenas, fita crepe, duas vasilhas e palitos para misturar as tintas. Importante: antes de começar a pintar, faça o desenho do tapete numa folha de papel.
Como a superfície a ser pintada é rústica, passe uma fita crepe nas cerdas do pincel para que elas não se abram e borrem o desenho.
Para a pintura penetrar na trama, comece batendo o pincel embebido de tinta branca e depois faça o acabamento com pinceladas normais.
Depois de pronta a pintura das pétalas, faça um leve sombreado com tinta amarela a partir do centro, sem retirar o estêncil.
Troque o estêncil da flor pelo das folhas e repita a operação com a mesma tinta branca. Faça o sombreado no tom verde-claro.
Lindo esse tapete, não é mesmo????
Encontrei esse passo-a-passo no site do Casa Claudia é só acessar: http://casa.abril.com.br/index.shtml
Uma ótima terça-feira
Bjs

Nenhum comentário: