segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Sabão de óleo de cozinha usado

Você sabia que, além de todos os danos causados aos rios, as tubulações da nossa casa, entre outros mil danos, APENAS UM LITRO DE ÓLEO DE COZINHA USADO CONTAMINA CERCA DE UM MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA???

Receita 1: 5 litros de óleo de cozinha usado, 2 litros de água, 200 mililitros de amaciante e 1 quilo de soda cáustica em escama.Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.

Receita 2: com aroma- 4 litros de óleo comestível usado;- 2 litros de água;- ½ copo de sabão em pó;- 1 kg de soda cáustica;- 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto.Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.Para ver como se faz passo a passo, assista este vídeo, pois esclarecerá todas as suas dúvidas!Atenção:
Procure fazer o sabão em barra ou em pedra longe do alcance das crianças e dos animais domésticos;
Usar máscara e luvas de borracha na hora de fazer, porque a soda cáustica solta vapor tóxico;
Serve para lavar roupa e alumínio;
Se quiser fazer sabão de côco, basta usar óleo de côco;
Diluir a soda cáustica em água na mesma proporção, antes de colocar na mistura com o óleo; (ex: 350g de soda cáustica para 350ml de água)
Se preferir, para facilitar na hora do preparo, esquentar um pouco o óleo (máximo 60º) e retira do fogo, antes de começar a mistura.
A essência e o corante (anilina) só serão adicionados após o término de toda a preparação do sabão;
Quanto mais tempo o sabão ficar no recipiente, melhor, pois ele limpa mais.
Utilize utensílios de madeira ou plástico na hora do preparo;
Para aqueles que não desejam fazer o sabão de óleo de cozinha usado, mas gostaria de contribuir com o meio ambiente, existem Ongs ou empresas especializadas que recebem, pois além do sabão, pode ser aproveitado, entre outros, como na fabricação de ração. Para isto, basta que o material seja armazenado em uma garrafa PET.
A cada 2 litros de óleo doado, é um 1 litro de óleo novo!


Gostou da Dica?
Tem muito mais no blog: http://soumaisminhacasa.blogspot.com
Uma ótima semana !!!!!
Bjs

Nenhum comentário: