terça-feira, 18 de agosto de 2009

Fruteira em jornal

Modo de Fazer:1 bacia com as seguintes medidas: 35 cm de diâmetro; 12cm de altura, 1 bacia com as seguintes medidas: 25 cm de diâmetro; 9 cm de altura, 1 cabo de vassoura com 55 cm1 bobina de papelão com diâmetro de 8 cm e altura de 14 cm, 26 palitinhos de churrasco, 160 canudos de jornalCola quente, Cola branca, Estilete, Tesoura, Alicate, Chave de fenda, Ferro de solda, Barbante, Papelão, Tinta látex e Verniz marítima
1- Corte as duas bases de papelão, conforme medida dos diâmetros das bacias. Marque o centro de cada um dos papelões e faça um furo que seja suficiente para a passagem do cabo de vassoura, sem deixá-lo folgado. Apoie o primeiro papelão em cima da base de bobina e cole. Ela sustentará a primeira base da fruteira de 35 cm de diâmetro. Meça de cima para baixo, aproximadamente 5 cm e fixe a segunda base com o diâmetro de 25 cm.
2- Coloque os canudinhos nos furos que já estão marcados, estes serão os canudinhos fixos, na posição vertical. Em seguida amarre as 2 bacias (fôrmas)
3- Continuação.
4- Inicie uma trança com 3 canudos, junto ao papelão da base. Siga nesta trança a seguinte regra: o último detrás passa por cima de 2 fixos e por baixo do terceiro.
5- Continuação.
6- Faça essa segunda trança na altura do meio da bacia. Verifique se ela fica nivelada ao meio da bacia. Alça:
7- Repita a execução da trança na parte superior da fruteira.
8- Para eliminar o restante das pontas dos canudos fixos use uma das pontas dos fixos e passe embaixo da próxima.
9- Em seguida utilize o próximo, passe-o por baixo do primeiro, por cima do segundo e por baixo do terceiro e corte a ponta.
10- Repita este mesmo processo na volta toda, lembrando de arrematar as pontas sempre para dentro.
11- Continuação.
12- Repita o mesmo processo da trança na parte superior da segunda fruteira.
13- Para o acabamento da base de bobina de papelão (inferior): recorte uma circunferência de 20 cm e cole para servir de base inferior. Em seguida, cole 26 palitos de churrasco na posição diagonal imitando o formato de um cone. Entre um palito e outro deve haver uma distância aproximada de 4 cm.
14- Cole um canudo junto ao papelão da primeira fruteira e vá enrolando e amarrando mais 24 canudos para servir de fixos.
15- Continuação.
16- Continue fazendo a tecelagem em formado de cone.
18- Com a mesma ponta que você estava amarrando, continue fazendo a tecelagem, chegando no final faça uma trança com as pontas dos fixos.
19 e 20 - Continuação.
21- Peça finalizada.

Nenhum comentário: