segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Folhas Desidratadas para Artesanato

Primeiro vamos aprender a desidratar as folhas, dá uma olhada na técnica abaixo:

Técnica para Desidratar Folhas para Artesanato

Primeiro passo é escolher as folhas na natureza. Selecione aquela que estiverem sem rasgos e sem furos causados por insetos. A dica para obter melhores resultados é retirar as folhas que ainda estão nas árvores.Acomode as folhas escolhidas entre dois pedaços de papel toalha Prepare a prensa. Preste atenção que os suportes de papelão ficarão bem presos entre as barras de rosca das quatro bordas
Organize a sua prensa começando com uma placa de madeira como base. Sobre ela encaixe: uma placa de papelão ondulado, uma folha dupla de jornal, o sanduíche de papel toalha com a sua folha natural. Monte a pilha até ter umas 10 camadas de folhas naturais.
Ao terminar encaixe a outra placa de madeira, coloque as arruelas nas barras e as porcas borboleta, que devem ser bem apertadas para garantir que as folhas fiquem achatadas. o segredo é guardar a sua prensa num lugar fresco e seco até que estejam desidratadas. O tempo de desidratação vai depender do tamanho das suas folhas e do teor de umidade que elas ainda contiverem. Não deixem a prensa ao sol, pois o calor fará as folhas desbotarem também. E muito cuidado para que a prensa fique longe da umidade, pois o mofo acabaria com todo o seu trabalho. A dica e as fotos são do The Compleat Naturalist.
Agora que já sabe como desidratar as folhas, dá uma olhada nessa lanterna feita com folhas desidratas e vidro de conserva:
Cubra toda a superfície do vidro com cola de decoupagem, menos a parte onde encaixa a tampa, pois você pode desejar usar o vidro para outros fins. Comece a colar as folhas sobre o vidro e imediatamente passe uma leve camada de cola de decoupagem sobre ela.
Cubra toda a superfície do vidro com as folhas e cada folha com cola de decoupagem. Depois de secas passe uma segunda demão e deixe secar bem. Crie um efeito mais interessante sobre o vidro que ficou sem folhas, batendo sobre ele levemente com as cerdas do pincel. Quando secar o vidro ficará com um efeito de jateado, tornando a luz das velas bem mais aconchegante e difusa.Você pode usar a mesma técnica para decorar o vidro, e continuar a usá-lo para armazenar coisas dentro como saquinhos de chá, temperos de cozinha, agulhas e linhas, e o que mais quiser.Essa dica tão simples e de tanto efeito foi compartilhada pela Pam do Gingerbread Snowflake e Vila do Artesãoc. Depois de secas passe uma segunda demão e deixe secar bem.
Crie um efeito mais interessante sobre o vidro que ficou sem folhas, batendo sobre ele levemente com as cerdas do pincel.

Quando secar o vidro ficará com um efeito de jateado, tornando a luz das velas bem mais aconchegante e difusa.Você pode usar a mesma técnica para decorar o vidro, e continuar a usá-lo para armazenar coisas dentro como saquinhos de chá, temperos de cozinha, agulhas e linhas, e o que mais quiser.Essa dica tão simples e de tanto efeito foi compartilhada pela Pam do Gingerbread Snowflake e Vila do Artesão

Você ainda pode aproveitar a tecnica para formar lindos quadrinhos para a sua parede, caixinhas, bandejas... Enfim existe muitas maneiras de voce aproveitar flores e folhas secas, dá só uma olhada:

Gostou? É mais uma dica do blog Decoração de A a Z !!!!!!!!!!
Confira muito mais no: http://decoracaodeaaz.blogspot.com
Um ótimo final de semana
Bjs

Nenhum comentário: