quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Coleção de Rolhas de Vinho

Pensando no "mundo da reciclagem e sustentabilidade", o blog Sou mais minha casa, reuniu várias formas de se aproveitar essas rolhas de cortiça na nosssa vida e na nossa casa. Uma dica na hora de utilizá-las reaproveitando é que as rolhas de cortiça de garrafas de vinho são mais fáceis de juntar, mas, em compensação são mais difíceis de se trabalhar com elas porque se esfarelam mais facilmente. Já as de champanhe, possuem uma qualidade superior e não se esfarelam tanto.
Para este tapete de banheiro, foram usados: forro de prateleira, cola quente, 175 rolhas de cortiça (de vinho para ter o mesmo tamanho e largura), canivete, placa de corte, cortador rotativo, esteira, régua longa ou critério, pistola de cola quente e lixa grossa.
1. Corte as rolhas de cortiças com o canivete afiado em seu comprimento.
2. Ponha as cortiças já cortadas num plano com a base cortada virada para baixo. Confira o tamanho desejado (corforme o espaço do banheiro) e o seu formato com a régua ou a esteira de corte.
3. Depois de ter medido o tamanho necessário e ter a quantidade suficiente de rolhas cortadas, meça e corte o forro de prateleira para formar a base do tapete.
4. Após cortar o forro, transfira as linhas exteriores e as colunas de rolhas de cortiça em toda a volta do forro, colando-os lado a lado.
5. Depois de ter feito a "moldura" com as rolhas, depois é só ir encaixando as que faltam, ajeitando para que encaixem perfeitamente. Se necessário, corte para ficar do tamanho necessário para caber no local. Depois de encaixar todas, vá colando uma por uma, pois primeiro tem que montar o tapete, se certificando que está tudo certo, para só depois começar a colar. E está pronto!!!
Para este descanso, colocar numa base que tenha superfícies pontiagidas e ir inserindo e encaixando as rolhas nesta base e está prontíssimo!!!
Nesta guirlanda de rolhas, foram usadas 22 rolhas sendo intercaladas com sininhos. Para usar na volta interna e externa, precisou-se de agulha de bordado juntamente com a linha de soltar pipa. Por ser um pouco difícil de furar as rolhas, vá girando a agulha quando for perfurar a rolha, pois facilitará o processo. Depois de perfurar, dê um nó e continue fazendo. Após fazer a parte interna, faça a externa e intercale com os sininhos. No final, é só decorar a seu gosto.
Uma versão simples, mas não menos importante...
Alguns sininhos e um grande laço arrematam essa... Descanso de Panela. Outra opção de descanso de panela.
Porta recados...
Cadeiras e sofás revestidos de rolhas...
Mesa...
Paredes inteiras...
Quadros...
Bandeja...
Carimbos...
E uma infinidade de coisas:

Quer conferir mais é só acessar: http://soumaisminhacasa.blogspot.com
Bjs

Nenhum comentário: