sexta-feira, 31 de julho de 2009


MATERIAL NECESSÁRIO: Potes de iogurte, requeijão, copos ou tacas descartáveis de acrílico (daquelas transparentes usadas em coquetéis)- Massa de Papel Maché - Espátula ou faquinha de patê- Espátula de empurrar cutícula- Cola branca diluída em água- Arame Bitola 18- Papel alumínio de cozinha- Papel seda Branco rasgado em tiras finas (cerca de 1 cm de largura)- Lixa para ferro n° 100- Pinceis variados- Tintas acrílicas ou PVA - Verniz spray fosco ou brilhante
MODO DE FAZER:

1- Cubra a parte de fora do pote com papel maché, utilizando sempre uma espátula ou faquinha sem serra. Nunca esqueça de sempre passar a espátula na cola diluída em água, para que deslize melhor sobre a massa.
2- Trabalhe com calma e paciência na borda, pois ela é um pouco mais complexa. Com a ajuda da espátula tire o excesso de massa da borda e volte a alisar. Deixe no sol secando por cerca de 3 dias.
3- A borda deve ficar bem rente ao pote molde. Trabalhe assim em todo o resto.
4- Lixe muito bem com lixa para ferro n° 100.

5- Existem diversas maneiras de fazer uma alça de xícara, bule, etc. Na foto, você pode ver algumas. A primeira da foto é uma alça feita apenas de arame. Para dar major volume, você pode amassar papel alumínio de cozinha em volta do arame e fazer 3 camadas de papietagem com papel de seda (enrolar as tirinhas de papel de seda com cola). Ainda pode passar um arame no interior de um caninho (esse chama-se espaguete e encontra-se em lojas de artigos para costura), dar a forma desejada e aí então fazer 3 camadas de papietagem de papel seda. Nunca se esqueça de deixar uma sobra de arame (cerca de 1 cm em cada lado) que será introduzido na xícara para que a junção entre alça e xícara fique mais forte.
6- Nesse caso, escolhi o espaguete com arame dentro. Faca então 3 camadas de papietagem com papel de seda, cobrindo toda a alça. Deixe secar por algumas horas ao sol.
7 e 8- Com um lápis, marque na xícara onde serão presas as sobras de arame da alça. Com o estilete, corte as marcas feitas levando em conta a espessura do arame.

9- Passe um pouco de cola instantânea em gel nos cortes feitos e imediatamente introduza as duas sobras de arame. Mantenha pressionado até que fique firme.
10- Agora faca o arremate com um pouco de papier maché. Aqui, e melhor você utilizar uma espátula de cutícula sempre molhada em cola diluída em água.
11- Esconda todo o arame. Espere secar um dia ao sol.
12- Depois de tudo seco, você pode definir com um lápis onde ficará cada cor, antes de pintar.

Agora é só pintar! Utilize pinceis redondos, macios e para os contornos e detalhes, utilize pincel fino n°00 ou 000. Dentro, para esconder o plástico do pote utilizado como molde, você pode fazer apenas uma camada de papel de seda branco, esperar secar e pintar. Pode também fazer uma colagem com papel de seda estampado ou guardanapo utilizado em Decoupage. Por fim, passe uma ou duas camadas de verniz spray para proteger a pintura, e pronto! Enfeite sua Casa, faca uma coleção, dê de presente...Dica: Nesse caso, não tiramos o pote de iogurte de dentro do trabalho, mas caso você use um molde que queira reutilizar, cubra-o com plástico filme de cozinha, prenda com fita crepe e só ai comece a trabalhar com o papel maché sobre ele. Quando estiver totalmente seco, com a ajuda de uma faquinha sem ponta, vá separando o trabalho do molde e depois puxe. O trabalho sairá e você poderá usar seu molde outra vez. Caso o trabalho não desenforme com facilidade, você pode cortar o papel maché com um estilete em apenas um dos lados do trabalho, de cima a baixo, e aí abri-lo. Retire o molde, una as extremidades cortadas com cola instantânea, e então arremate com papel maché.

Material: 2 rolos de papel higiênico, Água, Bacia ou balde, Peneira ou escorredor, Liquidificador, 1/2kg de cola branca.
O papel deve ser picado e deixado de molho até amolecer. No dia seguinte, encher o liquidificador de água e colocar um pouco do papel, na proporção de mais ou menos três partes de água para uma parte de papel. Bater por dez segundos, desligar, esperar um minuto e bater novamente por mais dez segundos. Depois, despejar a massa numa peneira e espremer até sair todo o excesso de água. Esfarelar a massa e espalhar numa bacia, misturar a cola branca até ficar uma massa homogênea. Guardar a massa em saco plástico.



Gostaram da dica Tem muito mais no Blog da Tatá, um blog muito interessante vale a pena visitar... O endereço é: artesdatata.blogspot.com
Uma ótima Sexta- feira para todos!!!!!!
Beijos

2 comentários:

Adriano Oliveira disse...

Muito bom o post, parabéns! Estou pensando em fazer uma dessa para presentear uma amiga, mas me surgiu a dúvida... A caneca é apenas decorativa ou pode ser utilizada mesmo?

Glória Martins disse...

Adriano, obrigada pelo carinho, mas não vou poder te ajudar; eu pesquisei na internet e não consegui sanar a sua dúvida, ao mesmo tempo que acho que pode seu utilizada devido a parte plástica do pote que fica dentro, acho que não duraria muito pela parte externa. Desculpe, mas acho melhor utilizar apenas como peça decorativa.
Um grande abraço!