quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Natal




Veja o passo a passo da árvore de natal com garrafas PET. Bem genial, fácil e barato, além de ecologicamente correto.
1º PASSO: Pegue uma garrafa pet lavada e bem limpa de preferência na cor verde (tipo guaraná antártica de 2 litros). Em seguida, com a tesoura corte o fundo da garrafa seguindo a marquinha que existe na própria garrafa para facilitar um corte perfeito.
2º PASSO: Corte a garrafa em tiras com aproximadamente 1,5cm de largura até o fim do gargalho da garrafa.
Depois arrendonde as pontas com o auxílio da tesoura cada tirinha cortada.
3º PASSO: Com cuidado utilize um vela. O segredo da árvore está no efeito que ela vai produzir passando cada tirinha na vela. ATENÇÃO: Segure bem, a medida que vai passando na vela para ela não enrrugar muito (senão ela vai encolher, além do necessário). Dê um espaço aproximadamente de 2,00cm a cada passada de vela (fazendo um movimento pra cima e pra baixo com movimentos rápidos, como se fosse um vai e vem) até dá um tom escuro nas tirinhas.
Depois de feito esse processo, o tamanho da sua árvore vai depender da quantidade de garrafas utilizadas, consequentemente quanto mais garrafas utilizar maior será a sua árvore de natal.
Utilize um cano no fundo de um vaso e fixe com argamassa. Para encaixar as garrafas, cortadas e passada na vela.
Vá encaixando uma a uma no cano.
DICA: No final da árvore (ou melhor no ápice da sua árvore corte garrafas menores de 1,00 litro para ir diminuindo o tamanho e dando forma a sua árvore pet.
Em seguida, aplique os enfeites de natal que desejar.(bolas, pisca-pisca, fitas, laços, cabelo de anjo, etc.) Lembre-se: O tamanho vai depender da quantidade de garrafas utilizadas. Na ávore da foto foram usadas 35 garrafas pet para um tamando de 1,20m aproximadamente.

Resolvi colocar essa dica agora, para dar tempo de juntar as garrafas pet, rsrsrs....
Você encontra essas e outras dicas no site: www.sonhodeartesanato.blogspot.com.


terça-feira, 27 de outubro de 2009


Latinha de Bichinhos
Material: uma lata vazia limpa, palitos de sorvete, Lacinhos de tecido.A pintura dos olhinhos exige um pouco de paciência e treino para que não fique borrada. Treine em uma folha de papel ou mesmo em um azulejo. Depois de repetido algumas vezes, fica fácil fazer.
Como fazer:
1. Tire o rótulo da lata, lave-a e deixe secar. Depois de seca, tire a cola que normalmente fica, usando acetona ou qualquer outro solvente. Passe um paninho com álcool em toda a parte de fora da lata, para deixá-la completamente limpa, para receber a primeira de mão de primer/base para metais.

2. Comece a preparar a lata para receber a pintura, aplique uma demão de primer em toda a lata e deixe secar. Coloque um pouquinho de cola nas duas bordas da lata e cole um palito. Segure por alguns instantes, até a cola secar um pouquinho.

3. Passe cola em toda a lateral do palito colado e coloque outro palito ao lado, segurando por alguns instantes. Preste bastante atenção a quantidade de cola e na qualidade dela. O ideal é colocar o suficiente, para que cole, sem descolar e nem escorrer. Continue colando os palitos um ao lado do outro, pela lateral, até preencher toda a lata. Aguarde alguns minutos para que a cola vulcanize (seque).

4. Pinte os palitos com a tinta branca, sem esquecer da parte de baixo dos palitos e do fundo da lata. Deixe secar e em seguida, pinte com a tinta rosa claro (coloque a tinta branca em um potinho e acrescente algumas gotas de tinta rosa escuro, misture até atingir o tom desejado).
5. Pinte o fundo da lata e também a parte de cima, para fazer um acabamento impecável.
6. Com o pincel 815-14, encoste-o na tinta rosa escuro, tire todo o excesso da tinta em um papel toalha e passe o pincel delicadamente em toda a extensão dos palitos, com movimentos de baixo para cima, como se você estivesse puxando o pincel. Atenção a posição do pincel: bem deitado.

Pra quem quiser o passo-a-passo completo é só acessar no site: http://www.artesanato.tv/passos/latinha-de-bichinhos/index.html, lá tem o passo-a- passo da parte em biscuit.

Vale a pena conferir !!!!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009


Jogo Americano de Joaninha

Que tal fazer esse utensílio colorido, original e criativo para colocar na mesa de jantar?
O jogo americano criado pela artesã Violeta Chagas é uma excelente forma de estimular as crianças a sentarem na mesa na hora das refeições. A peça, decorada com a figura de uma joaninha, pode receber outros desenhos. É só usar a imaginação.
Material: 1 tinta dimensional acrilex (branca), 1 tinta dimensional acrilex (preta), 1 pedaço de plástico vinil na cor vermelha, 1 pedaço de plástico vinil na cor preta, 1 pedaço de tecido de algodão na cor amarela (60 cm por 40 cm)• 1 pires• Linha para costura na cor amarela• Tesoura• 1 caneta
Passo-a-passo
1-Com a ajuda do pires, faça um círculo com caneta no plástico vermelho. Este será o corpo da joaninha.
2- Com a tesoura, recorte o círculo. Reserve.
3- Pegue o plástico preto e recorte um meio círculo. Esta será a cabeça da joaninha.
4- Posicione a joaninha no tecido amarelo e costure-a com a ajuda de uma máquina de costura.
5- Pegue a tinta preta e faça as antenas da joaninha.
6- Agora, faça o contorno da joaninha (passea tinta em cima da linha de costura).
7- Com a mesma tinta preta, faça as pintas da joaninha.
E, com tinta branca, faça as pintas pequenas.
Mais uma do site interesantíssimo: www.nippobrasil.com.br.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Cúpula para luminária

Feita pelo casal Alexandre Kaminari e Sandra Akiko, que trabalha junto na área de produtos artesanais de diversos tipos, essa luminária é uma boa opção de presente para os amigos, a exemplo do significado de seu ideograma.


Material: 8 sarrafos de madeira com 18 cm de comprimento e 2 x 1 cm de espessura, 4 sarrafos de madeira com 30 cm de comprimento e 2 x 2 cm de espessura, 2 sarrafos de madeira no formato 2 x 2 cm (somente para servir de base para a montagem), cola PVa de secagem rápida de alta resistência (cola de madeira), tinta latéx PVA solúvel em água preta, sisal torcido, estêncil de ideogramas, pincel para estêncil nº 02 e tesoura.

Passo-a-passo

1 - Coloque duas madeiras (30 cm) na vertical e cole uma madeira (18 cm) na parte superior e inferior, deixando 2 cm nas laterais.


2 - Repita o procedimento com as outras duas madeiras (30cm), totalizando duas partes iguais.




3 - Depois de secas, disponha as duas partes iguais sobre as madeiras de base para montagem.





4 - Cole uma madeira (18 cm) na parte superior e inferior, rente ao pedaço de madeira que fica saliente, e deixe secar.




5 - Pegue o sisal, dê um nó na madeira maior e enrole em volta da base até o fim.





6 - Passe a ponta do sisal para dentro da base e dê um nó para prender.






7 - Pegue o estêncil, o pincel e a tinta preta e desenhe o ideograma (veja molde).







Dica: No lugar de desenhar, cole ideogramas de madeira pintados na cor de sua preferência.